quinta-feira, 18 de setembro de 2008

GRUPOS DE CAPOEIRA SE REÚNEM EM BELÉM

Encontro
A Praça da República recebeu ontem a mistura de esporte e cultura
Grupos de capoeira de Belém se reuniram ontem na Praça da República para a abertura do I Encontro Norte e Nordeste de Capoeira. Com uma grande roda, os integrantes dos grupos mostraram a mistura de esporte, luta, dança e música que é uma das grandes expressões culturais do país. O encontro segue até o dia 21 de setembro e irá reunir mais de 50 mestres de capoeira. O objetivo principal do evento é discutir o esporte enquanto profissão e patrimônio cultural e imaterial do Brasil.
Segundo o mestre Walcir, da Associação de Capoeira Senzala (Assocase), o encontro é uma oportunidade de trocar experiências com grupos de capoeira de todo o país. Em especial, o lado social da expressão cultural que conquista a cada dia mais adeptos. 'Essa é a primeira vez que o mundo presencia um encontro entre capoeiristas para discutir questões sociais. É muito importante que todos participem e que coloquem os seus pontos de vista sobre os temas abordados. Além disso, queremos mostrar que a capoeira consegue transformar a vida de pessoas e diminui a criminalidade de bairros tidos como ‘perigosos’', declarou.
O evento é resultado do I Encontro Estadual de Educadores de Capoeira, realizado em Belém no início deste ano, e mostra a parceria firmada entre os capoeiristas do Pará e da Bahia. O encontro contará com a presença de praticantes e educadores da capoeira terá ainda a participação de professores, historiadores e pesquisadores.
Diversas palestras e mesas de bate-papo com os mestres e historiadores irão marcar o encontro de capoeiristas. Entre as mesas, o Secretário de Cultura do Estado, Edilson Moura. Segundo mestre Walcir, da Associação de Capoeira Senzala (Assocase), é importante que a sociedade participe do encontro. 'A capoeira é praticada em todo o mundo e sua importância histórica para o Brasil, deve ser reconhecida também para a sociedade, além do reconhecimento do IPHAN', esclarece.
O Liberal, Edição de 15/09/2008
In http://www.orm.com.br/oliberal/

Nenhum comentário: