segunda-feira, 22 de setembro de 2008

1º LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DA CAPOEIRA NA AMAZÔNIA


Amig@s,
Nesta terça-feira, dia 23 de setembro, às 19h, estaremos lançando na FeiraPanamazônica do Livro um dos primeiros estudos documentais sobre a história da capoeira na Amazônia. Na ocasião celebraremos o segundo mês do reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural do Brasil.
Aguardarei sua presença.
Um abraço,
Augusto Leal.

O livro A política da capoeiragem: a história social da capoeira e do boi-bumbá no Pará republicano (1888-1906), escrito por Luiz Augusto Pinheiro Leal, será lançado na Feira Panamazônica do Livro (Centro de Convenções – HANGAR), no dia 23 de setembro, às 19 horas.

A obra faz um relato sobre a história da capoeira no Brasil desde o final de século XIX. Tem como foco a região do Pará, onde a capoeira tem peculiaridades diferentes da região da Bahia e do Rio de Janeiro. O livro é dividido em três capítulos e mostra a relação da capoeira com o Boi-bumbá e a capangagem. Revela, também, a participação da capoeiragem na implantação da República no Brasil e as campanhas repressivas à capoeira e à "vagabundagem" na cidade de Belém. No fim da obra encontra-se uma lista com os capoeiras do Pará antes da década de 70, assim como, um elucidário com termos característicos do lugar e da época citada.

Sem dúvida, A política da capoeiragem é uma valiosa contribuição para a historiografia da capoeira no Brasil. Leia abaixo a opinião de duas grandes autoridades do estudo sobre o negro no Brasil que se pronunciaram sobre a obra:

"Ao mesmo tempo, a capoeira é transformada na competente pena de Luiz Augusto em uma janela para se observar a história dessa classe trabalhadora. Neste e em outros aspectos, é especialmente criativo o uso que ele consegue fazer da literatura como fonte para a história que narra."
João José Reis

"O trabalho realizado sob a orientação do mestre João José Reis está muito bem documentado e agora se torna referência fundamental não só aos estudos paraenses como à própria bibliografia brasileira da capoeiragem, enriquecida com uma pesquisa de alto nível acadêmico (...). Continuo martelando na velha tecla de que povo que não tem memória não tem o que defender. É preciso conhecer nosso passado de lutas. Nós que vivemos numa região colonial não podemos tolerar o conformismo dos colonizados."
Vicente Salles

O quê: Lançamento do livro A política da capoeiragem: a história social da capoeira e do boi-bumbá no Pará republicano (1888-1906), escrito por Luiz Augusto Pinheiro Leal
Quando: 23 de setembro, terça-feira.
Onde: FEIRA PANAMAZÔNICA DO LIVRO (Centro de Convenções de Belém – HANGAR)
Horário: 19 horas
Mais: O livro é uma publicação da Editora da UFBA, com 237 páginas, e terá o preço de R$ 25,00 (vinte e cinco reais).

Nenhum comentário: